Blog SalvaPé

Você sabe os 7 tipos de coletes ortopédicos para coluna?

Muitas pessoas pensam que os coletes ortopédicos para coluna servem apenas para corrigir a postura. No entanto, eles são indicados para vários tipos de situação, inclusive fraturas vertebrais, proteção, cicatrização de lesões (como pós-operatório), correção dos ombros, tirar a lordose de pessoas com espinhela (costela caída) ou ainda para quem tem dor e precisa carregar peso.

Você está precisando de coletes ortopédicos para coluna? Então, continue a leitura e aprenda quais sãos os 7 tipos principais e as suas funcionalidades. Boa leitura!

Conheça os tipos de coletes ortopédicos para coluna

1. Cinta colete elástico com barbatanas de duralumínio

O seu principal objetivo é a estabilização do tronco no lesado medular. A cinta colete elástico com barbatanas de duralumínio é indicada para a estabilização da coluna dorso-lombar em:

  • artroses (artrite provocada quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta);
  • traumatismos (fraturas e lesões na medula espinhal);
  • escolioses (curvatura lateral da coluna vertebral);
  • fraturas osteoporóticas;
  • outras afecções da região.

O colete tem um elástico resistente que proporciona melhor conforto e apoio para o paciente. Além disso, ele tem um bom reforço na lateral, fechos aderentes e 4 barbatanas de duralumínio.

2. Cinta colete elástico com barbatanas flexíveis

A cinta proporciona estabilização da coluna dorso-lombar em casos de:

  • contratura paravertebral (contração dos músculos de forma incorreta);
  • lombalgias (condição bem dolorosa que afeta a parte inferior da coluna);
  • artroses;
  • outras afecções na região.

Além disso, ela é muito utilizada na prevenção da recidiva na prática esportiva. Ela também tem elásticos resistentes e reforço na lateral. As suas barbatanas são de aço autoajustáveis e com fechos aderentes.

3. Colete Putti Baixo

Ele é indicado para estabilização da coluna lombo sacra em casos de:

  • artroses;
  • contratura paravertebral;
  • lordoses (quando a lombar é curvada para dentro);
  • pós-traumática;
  • espondilolisteses (distúrbio da coluna em que uma vértebra desliza para frente sobre o osso abaixo dele);
  • pós-operatórios;
  • outras afecções da região.

Com seu elástico resistente e reforço na lateral, tem fechos aderentes e 4 barbatanas de alumínio.

4. Colete Putti Elástico

Ele é indicado para a estabilização do tronco no lesado medular em casos de:

  • artroses;
  • hérnias discais operáveis ou não;
  • fraturas osteoporóticas;
  • traumatismos;
  • pós-operatórios;
  • espondilolisteses e outros.

Ele possui elástico resistente com reforço na lateral e também tem 4 barbatanas de duralumínio.

5. Colete ortopédico tipo Putti algodão

Ele é indicado em casos de hérnias discais operáveis ou não; artroses; traumatismos; fraturas osteoporóticas; espondilolisteses; pós-operatórios e outros.

O colete é indicado para a estabilização da região dorso-lombo-sacra. Por ter um tecido de algodão, proporciona mais conforto ao paciente junto com os seus ajustes laterais. O fecho é aderente frontal e as suas barbatanas são de duralumínio.

6. Colete elástico abdominal

É indicado, principalmente, em casos de contusões, fraturas de costela e de vértebras torácicas osteoporóticas. O colete elástico abdominal proporciona o enfaixamento compressivo, modelando a cintura.

7. Colete Comfort®

Para tratar a cifose causada pela osteoporose (e também outros fatores, como a má postura ou doença de scheuermann), a Salvapé desenvolveu um modelo de colete exclusivo, proporcionando mais liberdade, confiança e conforto.

O seu objetivo é que o paciente sinta a postura ereta e um bom equilíbrio durante a locomoção. Outra notícia boa é que ele não é um colete comum: o seu tratamento prolongado reeduca a postura do paciente e fortalece a musculatura dorsal.

Dessa maneira, sempre que o paciente assume uma postura incorreta, ele provoca um reflexo natural de contração na musculatura dorsal — isso acontece devido à sua tecnologia bioreflex®.

Assim, ele oferece alívio para as dores e ainda reduz o risco de fraturas vertebrais, permitindo uma respiração profunda com menos esforço (em virtude da descompressão da caixa torácica).

Consulte o seu médico para indicar os melhores coletes ortopédicos para coluna

Os problemas de coluna e as tradicionais dores nas costas estão cada vez mais comuns. Isso porque, em muitos casos, as pessoas passam muitas horas sentadas à frente de um computador ou fazendo muitos movimentos repetidos. Assim, é muito raro encontrarmos uma pessoa que nunca se queixou de dor ou desconforto na coluna.

Por isso, os coletes são ótimos aliados para manter uma postura correta e ainda proteger a coluna contra lesões leves e graves. Porém, o colete precisa ser confortável e proporcionar mais qualidade de vida para o paciente.

Até aqui, você conheceu os 7 tipos de coletes ortopédicos para coluna, por isso, deve estar se questionando: esses produtos precisam de prescrição médica? Posso chegar a uma loja especializada e apenas escolher o modelo ideal para o meu caso? O que devo considerar na hora de escolher o produto mais adequado para mim?

Para responder essas dúvidas, contamos com o apoio do Doutor Marcos Cardoso (Ortopedista do HCor de São Paulo). Segundo ele, é sempre importante buscar o diagnóstico com um profissional habilitado, tais como: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou médico ortopedista.

O colete substitui a função de um músculo, contudo, se for utilizado de maneira incorreta, pode causar atrofia. É um item a ser usado temporariamente, como na adaptação de alguém que vai fazer RPG, pilates ou para um adolescente que precisa fazer correções posturais.

Além disso, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o colete ideal para o seu caso. Isso porque, se você escolher o material e o colete errados, pode agravar os problemas que você já enfrenta no dia a dia. Por isso, esteja sempre atento ao que o seu médico tem para indicar, certo?

Conhecer os principais tipos de coletes ortopédicos para coluna ajuda na hora de escolher a melhor opção para conversar com o seu médico a respeito. Vale ressaltar que é sempre importante optar por um modelo que proporcione bem-estar, conforto e também segurança. Assim, você consegue aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer sem dores e desconfortos.

Neste post, você conferiu os 7 tipos de coletes ortopédicos para coluna. Você se interessou por eles? Então, aproveite para conhecê-los melhor! Clique aqui e conheça melhor os modelos apresentados neste post!
 

Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Doutor Marcos Cardoso (Ortopedista do HCor de São Paulo). Telefone: (11) 98295.9241.

Rolar para cima